COMO TER VIDA SAUDÁVEL

Saudável significa ter boa saúde física ou mesmo a mental, portanto vida saudável é ter uma vida com boas condições físicas, portanto com um corpo com muita vitalidade e apto a grandes esforços e por outro lado ter a mente saudável, manter o emocional saudável significa ter equilíbrio mental, ter uma mente sã é o que proporciona o desenvolvimento próprio.

Mente sã em corpo são, é a verdade mais absoluta. Uma vida saudável é fácil de se definir e até mesmo de se caracterizar, porem seguir todos os pontos seria como nos tornarmos seres humanos sem pecados nenhum….algo que diria impossível, uma das características dos seres humanos é a de que estão constantemente evoluindo, porque possuem muitos defeitos.

Não há dúvida que uma alimentação natural, balanceada como os melhores nutricionistas recomendam, assim como a prática de exercícios físicos tornam nossos corpos saudáveis, há diversos artigos sobre o assunto, não há nenhum mistérios em saber como, porem quando se trata do espírito, da avida saudavellma, da mente, torna-se muito mais difícil de se definir, primeiro porque é muito subjetivo, há muita literatura de auto-ajuda, outras ligadas a religiões, etc..

Devo dizer que quando se trata da saúde emocional é muito difícil de se achar uma forma, um processo algo garantidamente bom para se resolver esse tipo de coisa. Uma das coisas que tenho certeza é de que nosso cérebro tem mais força, poder do que nós conseguimos imaginar. Tudo o que fazemos ou planejamos é comandado pelo nosso cérebro, para o bem ou para o mal. Se nós carregamos nosso cérebro com material bom, faremos e planejaremos coisas boas…

Fiz alguns experimentos pessoais, onde me esforcei para durante um periodo de uma semana só pensar e fazer coisas positivas e (tentar) afastar todos os pensamentos negativos, para depois avaliar os resultados, principalmente no que se refere à melhoria de minha própria vida. A primeira coisa que aconteceu é a de que passei por muito bonzinho e sujeito a ser enganado pelos “espertos”. Quem se lembra da lei de Gerson, da propaganda de cigarro, onde o jogador de futebol Gerson, com muito mal gosto, tragava um cigarro e supostamente tinha vantagens a outras pessoas, algumas pessoas me viam como uma presa fácil de ser enganada, pela minha postura muito pura…..Conclusão: não dá para ser bonzinho sempre, primeiro preciso ter um instinto de preservação e saber me defender das ameaças do mundo. Nesse ponto devo concluir que a filosofia oriental é a melhor, a busca pelo equilíbrio é o caminho da perfeição.